Conheça também a minha lojinha Virtual, clique na imagem abaixo.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Vírus na net - cuidado com os email, inclusive de amigos!!!

Olá meninas,
hoje vamos falar sobre um assunto que pode atingir a todas... Vírus de computador!!!Logo abaixo, um email que eu recebi com vírus. é claro que já exclui...

Eu sempre recebo emails com vírus - até de amigos que não sabem que estão infectados.
- segue as fotos que vc pediu.....
- o depósito foi feito para pagamento...
- audiência processo na justiça...
- processo na Polícia Federal...
- problemas no imposto de renda...
- compras nas Lojas Americanas...
- problemas no título de eleitor
- recadastramento de CPF
- perfil de orkut denunciado
- seu curriculo, conforme vc pediu (este recebi da minha sobrinha)
* e muitos outros.....

O que é um vírus de computador?

Os vírus representam um dos maiores problemas para usuários de computador. Consistem em pequenos programas criados para causar algum dano ao computador infectado, seja apagando dados, seja capturando informações, seja alterando o funcionamento normal da máquina.
Como os vírus agem?
Para contaminarem os computadores, os vírus antigamente usavam disquetes ou arquivos infectados. Hoje, os vírus podem atingir em poucos minutos milhares de computadores em todo mundo. Isso tudo graças à Internet. O método de propagação mais comum é o uso de e-mails, onde o vírus usa um texto que tenta convencer o internauta a clicar no arquivo em anexo. É nesse anexo que se encontra o vírus. Os meios de convencimento são muitos e costumam ser bastante criativos. O e-mail (e até o campo assunto da mensagem) costuma ter textos que despertam a curiosidade do internauta. Muitos exploram assuntos eróticos ou abordam questões atuais. Alguns vírus podem até usar um remetente falso, fazendo o destinatário do e-mail acreditar que trata-se de uma mensagem verdadeira. Muitos internautas costumam identificar e-mails de vírus, mas os criadores destas "pragas digitais" podem usar artifícios inéditos que não poupam nem o usuário mais experiente.

Antivírus

Existe uma variedade enorme de softwares antivírus no mercado. Independente de qual você usa, mantenha-o sempre atualizado. Isso porque surgem vírus novos todos os dias e seu antivírus precisa saber da existência deles para proteger seu sistema operacional. A maioria dos softwares antivírus possuem serviços de atualização automática. Abaixo há uma lista com os antivírus mais conhecidos:

Norton AntiVirus - Symantec - www.symantec.com.br - Possui versão de teste.

McAfee - McAfee - http://www.mcafee.com.br - Possui versão de teste.

AVG - Grisoft - www.grisoft.com - Possui versão paga e outra gratuita para uso não-comercial (com menos funcionalidades).

Panda Antivirus - Panda Software - www.pandasoftware.com.br - Possui versão de teste.

É importante frisar que a maioria destes desenvolvedores possuem ferramentas gratuitas destinadas a remover vírus específicos. Geralmente, tais softwares são criados para combater vírus perigosos ou com alto grau de propagação.

fonte: http://www.infowester.com/virus.php


Padrão Vírus pode atingir milhões de computadores em 1º de abril

O vírus Conficker poderá atingir milhões de computadores em 1º de abril, dia da mentira, segundo informações de uma matéria publicada na edição desta sexta-feira (27) no tablóide inglês ‘The Sun''.
O Conficker já afetou milhões de computadores desde que foi introduzido na rede mundial de computadores. A Microsoft chegou a oferecer uma recompensa de US$ 250 mil para quem encontrar o criador deste malware.
"É assustador pensar o quanto um hacker pode ter de controle sobre todos os computadores. Eles teriam acesso a milhões de máquinas", afirmou Mikko Hypponen, especialista em vírus da F-Secure, ao ‘The Sun''.
De acordo com Hypponen, o Conficker já estaria instalado em milhões de computadores e só se manifestaria na próxima quarta-feira. "Eu acredito que as máquinas que já estão infectadas possam ter algum problema em 1º de abril", disse o especialista da F-Secure.
Uma vez instalado no computador, o Conficker se multiplica rapidamente e consegue roubar senhas e dados secretos da máquina e do usuário.

Fonte: Diário do Grande ABC

15 comentários:

  1. Olá Cátia, valeu pelo alerta.
    Estes dias recebi um e-mail que dizia que meu e-mail estava cadastrado em uma compra do Mercado livre.
    E eu jamais realizei compras deste Site. Fiquei preocupada e abri, será que infectou o micro?
    Lucy.

    ResponderExcluir
  2. OI AMIGA! VIM VER AS NOVIDADES E TE DESEJAR UMA LINDA SEMANA, BJOS...

    ResponderExcluir
  3. Olá Cátia!
    Mais uma vez obrigado pelo aviso, pensas sempre em nós!
    E eu tenho você no coração! =)
    Obrigado
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  4. (`'•.¸(`'•.¸ ¸.•'´) ¸.•'´)¸.•'´)
    «`'•.¸¤ .¸.•'´»(¸.•` * (¸.•` *
    (¸.•'´(¸.•'´ `'•.¸)`' •.¸)
    ¸.•´
    ( `•.¸ "Ame a vida como ela é:
    `•.¸ ) Com seus dias nublados
    ( `•.¸ e outros de sol,
    `•.¸ ) Com suas lágrimas
    ( `•.¸ e seus sorrisos,
    `•.¸ ) Com seus contratempos,
    ( `•.¸ e suas vitórias!"
    `•.¸ )
    ¸.•)´ SEJA MUITO FELIZ!!!!
    (.•´
    (`'•.¸(`'•.¸ ¸.•'´) ¸.•'´)¸.•'´)
    «`'•.¸¤ .¸.•'´»(¸.•` * (¸.•` *
    (¸.•'´(¸.•'´ `'•.¸)`' •.¸)

    ResponderExcluir
  5. oi tata que bom que vc fes essa postagem por que tem muita gente que não sabe e acaba abrindo o arquivo eu mesma ja recebi esse virus do orkut mas como eu estava atenta percebi logo.parabens ..bjsssss

    ResponderExcluir
  6. Depois de ficar um tempão sumida vim deixar meu carinho a vc...

    "A vida é dinâmica, jamais se estanca. Vibra serena e sem pressa, embora nunca pare para esperar quem ignore seu ritmo.

    Para existir, basta estar. Para viver, é preciso ser, por inteiro. E para viver, ainda que existindo, é preciso ser estar e estar, num ser único."

    Beijos, Edilene

    ResponderExcluir
  7. Querida Cátia,
    Que absurdo... nem no computador a gente tem sossego. Eu já recebi vários e-mails da Receita Federal, do Banco Bradesco que nem conta tenho lá e outro dia recebi um e-mail que vinha em nome do Windons Live mail. Dizendo que meu e-mail estava bloquado por conter conteúdo obceno. Não deu outra lixo eltrônico. Mandei um e-mail para o Windons live e relatei o ocorrido. Responderam-me que era virus e agradeceram minha informação. Agora uma novidade. Eu assisti a sua aula de latinhas. Menina não é que eu fiz uma? Não ficou tão linda quanto as suas, mas eu adorei me aventurar e gostei do resultado.Logo vou postar no meu blog e claro vou dar os créditos a minha professoar, você.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Ola Catia!
    Muito obrigada pela linda mensagem, chegou na hora certa!
    Devemos ter muito cuidado com os virus, o meu pc por acaso tem antvirus mas mesmo assim nao protege totalmente.
    Obrigadao pelas dicas como sempre esta sempre nos ajudando em todos os sentidos.
    Que Deus ilumine seu dia.
    beijaooo

    ResponderExcluir
  9. O Ser humano é verdadeiramente brilhante! quando usa sua mente para fazer algo bom é incrível!, mais sempre tem ás aversas que usam suas mentes para destruir, roubar...etc. e nesses casos usam principalmente a colaboração de gente inocente e "curiosa" que não consegue ver algo diferente que vai lá ver....click aqui, click ali e inocentemente sai prejudicado.
    Como diz a vovó "de curioso morreu o gato!" TODO CUIDADO É POUCO!
    bjs bjs bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi amiga, linda mensagem que vc mandou, confesso que tenho que aplicar mais na minha vida.

    Obrigada pelas dicas sobre os vírus, de vez em quando tb recebo coisas do tipo.

    Um beijo, Deus te abençoe querida.

    ResponderExcluir
  11. Oi, obrigada pela informação.
    Tenha um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  12. OI,lindinha é verdade aqui no rj o jornal da globo alertou os internautas de um vírus novo q tá andando pela net, Por isso q eu fiz que nem vc!!Pra mim receber recados só depois de minha confirmação, mas mesmo assim estamos correndo risco pois existe pessoas muito ruim nesse meio!!espero q tenha melhorado, tenho andado meio tristinha depois dos acontecidos em minha vida mas como diz vc é pra frente q se anda!!
    bjks Ane Lin§

    ResponderExcluir
  13. Oi miga valeu pelas dicas eu quase nem abro emails por isso sempre vem um que é um virus... beijussss boa quinta

    ResponderExcluir
  14. Olá amiga,
    passo aqui para pedir que me faça uma visitinha. Tenho um MIMO pra vc!
    Bjs Rita

    ResponderExcluir
  15. Oi Cátia, tudo bem? Sou Giovanna da Edelman, agência de comunicação da Symantec. Vi o seu post com alerta para os diversos tipos de vírus e acho muito legal que você tenha abordado o assunto. Uma das formas mais perigosas de infecção é o phishing. Ele é basicamente um golpe on-line de falsificação, e seus criadores não passam de falsários e ladrões de identidade especializados em tecnologia. Eles usam spams, websites maliciosos, mensagens instantâneas e de e-mail para fazer com que as pessoas revelem informações sigilosas, como números de contas bancárias e de cartões de crédito. Para evitar esse crime, somente forneça informações pessoais em sites que tenham "https" no endereço da Web ou um ícone de cadeado na parte inferior do navegador e mantenha os patches de segurança atualizados.
    Um abraço, Giovanna

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e pelo comentário. Sinta-se em casa. bjokas, Cátia Cecília