Conheça também a minha lojinha Virtual, clique na imagem abaixo.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Apostila de Decoupage em Tecido

- Olá Meninas, depois de muitas pesquisas, uma apostila que recebi da Léa (Bordados da Léa), resolvi montar uma apostila bem detalhada. Um passo a passo bem explicadinho para poder ser usado como decoupage com guardanapo em tecido.

1º - Material Utilizado:
- Cola para decoupage em tecido (Corfix)
- Guardanapo - para decoupage
- Pincel - com as cerdas firmes
- Rolinho - usado para pintura
- Plástico - qualquer tipo
- Tecido que pode ser: Toalhas, Panos de prato, camisetas e etc...

2º - Recorte a figura do guardanapo que deseja utilizar

3º - Observe que o guardanapo possui três camadas de papel. Separe as folhas brancas do guardanapo, deixando só a folha com o desenho que é bem fina e deve ser manuseada com todo o cuidado.

4º - riscar com um lápis preto todo o contorno da figura no tecido, para facilitar a aplicação da cola.

5º - Coloque o plástico embaixo do tecido, na direção em que o guardanapo será colado.
6º - Com o pincel aplique cola no tecido, fazendo uma boa camada e espalhando bem.
7º - Coloque o guardanapo em cima da cola pressionando levemente.

8º - Com o pincel passe mais cola sobre o guardanapo, prendendo-o.

9º - Com o rolinho, retire o excesso da cola e qualquer dobrinha e/ou ruga que possa ter ficado no guardanapo. Com bastante cuidado porque o guardanapo está molhado pela cola e pode rasgar com muita facilidade.

10 - Retire o plástico e coloque o pano para sercar por 24 horas. Se o tempo estiver frio, deixe secar por 48 horas.

11º - No outro dia, passe o ferro quente sobre o guardanapo, protegendo a figura com um pano de prato.

FRENTE E VERSO



- Pano de Prato Pronto !!!
Depois de pronto o pano de prato, ou outra peça em tecido, pode ser até lavada na máquina, que não descola. Eu fiz umas toalhas para a escola para os meus filhos que já cansei de lavar e não sai. A toalha ficou velha e a decoupage está lá - firme e forte.
Espero que vocês tenham gostado e entendido. Qualquer outra dúvida, deixem comentários com o email para resposta. Assim podemos aprender juntas...
bjokas, Cátia
* A Fátima - do blog Ebenezer bordados perguntou como lavar o pincel e o rolinho - Eu deixo de molho na água morna e depois lavo bem na água fria mesmo para retirar bem a cola. E assim eles duram bastante.
* A Jussara, do orkut, ensinou a deixar o rolinho e os pincéis de molho com um pouco de água e amaciante (de roupa) para conservá-los mais. Eu estou fazendo e está dando super certo.
* A Leia-USA (sem email para resposta) perguntou se precisa lavar o tecido e tirar a goma - Eu não costumo lavar não, porque assim ele fica mais fácil de manusear e não vejo necessidade de tirar lavar antes, mas tudo sempre pode ser adaptável.
* A Fernanda perguntou se para decoupage em tecido só pode usar guardanapo ou o papel grosso? - Para tecido só pode usar o guardanapo porque ele é fino e adere no tecido.
* A Lena perguntou se tem que passar com a decoupage já seca ou ainda molhada? - Como eu disse no pap, tem que deixar secar 24 horas para poder passar frente e verso.
mais alguma dúvida?!?

83 comentários:

  1. Olá Cátia!
    Vi que tinha a explicação e dei uma espreitadela no seu blog.Muito interessante!
    Comprei em tempos o material para fazer os guardanapos, mas fiquei na mesma, pois não soube como fazer.Agora já tenho uma ideia se .Obrigada!
    Tenha um bom fim de semana
    Bjs
    Nélia

    ResponderExcluir
  2. Oi Cátia,que lindo esse trabalho.Amei.Parabéns!Bjão

    ResponderExcluir
  3. Cátia,

    Adorei o pap. Parabéns! Obrigada pela visita e pelo carinho. Tenha um excelente carnaval, com muita harmonia e luz.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Vou tentar fazer. Seu passo-a-passo ficou excelente. Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga parabéns pelo passo a passo.Ficou lindo seu trabalho.
    Desejo a vc e toda sua familia um lindo fim de semana.Beijos

    ResponderExcluir
  6. Bom dia,Cátia!
    Parabéns pelo pap.
    Bjos,Nena

    ResponderExcluir
  7. Cátia com esse passo a passo todo mundo pode realizar um lindo trabalho. Está muito bem explicado e ilustrado.
    Parabéns, você pensou em tudo.

    elisete_chaves@hotmail.com

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi,Cátia.............
    Muito bom este pap,e ficou legal o pano de prato.
    Obrigada pela visita e um otimo final de semana e bom carnaval.
    Bjs..........Sandra Coatti

    ResponderExcluir
  9. Olá vim te fazer uma visita e desejar-te um bom fim de semana
    Muitos beijinhos

    Adorei vou experimentar

    ResponderExcluir
  10. Olá Cátia:)
    Já tive muita vontade de experimentar decoupage, mas como não me senti muito segura não fiz.
    Agora vou tentar, o seu passo-a-passo está muito bem feito.

    Beijinhos
    Céu

    ResponderExcluir
  11. Olá Cátia
    Vim conhecer seu blog e me apaixonei!!!
    O pap de decoupage é precioso!!Obrigada!!!
    Já adicionei para visitar sempre!
    Bom feriado!
    Nilda

    ResponderExcluir
  12. Querida amiga

    Nossa!!! você arrazou com o pap, lindo e muito bem explicado, acho que agora eu posso me aventurar na decoupage, ficarei de olho nas visitas, quem sabe ganharei este mimo.
    Tenha um maravilhoso feriadão.
    Beijos carinhosos
    Salomé

    ResponderExcluir
  13. Oi Cátia,
    seu blog é lindo,
    já me arrisquei com decoupagem
    mas não ficou muito bom,
    adorei os barrados em crochê,
    tem ótimas idéias por aqui.
    Bjs,
    Gilda

    ResponderExcluir
  14. Obrigada pela visita,tuudo de bom.Aaaamei o PAP de decoupage ficou liiindo!
    Bere.

    ResponderExcluir
  15. Ola Cátia.
    Sua explicação ficou perfeita, até nos detalhes que muitas vezes não temos a dica. Parabéns.Seu blog é super legal. Se quiser visite o meu , ainda é novinho, de sua opnião.
    Um abraço

    Nice
    Niceartncasa@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  16. OI CATIA
    BOM DOMINGO!
    MUITO OBRIGADA PELO PAP, ADOREI!!!
    VOU PROCURAR OS MATERIAIS, PRA TENTAR FAZELO.
    FELIZ CARNAVAL!
    BJS
    MIVA

    ResponderExcluir
  17. aobrigada pela visita e coment.
    Tenha um òooottiiiiimmmmmooooooa semana.

    bjcas

    Nice

    ResponderExcluir
  18. ola!!!adorei seu blog muito interesanti,muito 10...gostaria de saber se posso usar cola normal na decoupage em tecido?moro no japao e nao encontrei cola pra decoupage.....muito obrigada.....meu imail e .... gatinha-_-rhif@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. menina, não passava aqui a um tempo e agora super apaixonei, hehehehhe! tá lindo, tá demais, tá tudo d bom por aqui! nossa!!!! já gostava antes, mas agora com estes PAP ficou sucesso puro!!! tava aqui devorando as tuas instruções! parabéns!!!!

    se quiser me visitar no meu outro blog Craft Room vou adorar!

    Craft Room - eumaisdomesmo.blogspot.com

    bjao! :D

    ResponderExcluir
  20. Táta...
    Fiquei sabendo q, se guardadar o pano dobrado, e essa dobra passar na decoupage, ela trinca.
    É verdade?
    Não faço esse tipo de decop. por isso. Tenho medo de perder mais tarde.
    Aguardo a sua resposta.
    Bjm...

    ResponderExcluir
  21. Olá Cátia, primeiro não precisa de lavar o pano? Já ouvi dizer que precisa ser pano já lavado,por favor me esclarece essa dúvida
    Parabens pelo seu trabalho. cleniamb@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Catia amei seu Blog a tempos venho pesquisando sobre decoupage e vc explicou com tanta simplicidade! eu gostaria que vc me tirasse uma duvida, a decoupage no tecido tem que ser tirado a goma dele? tem que lavar o tecido antes? Muito obrigada desde ja!

    Leia-USA

    ResponderExcluir
  23. Olá Càtia,
    Gostaria que vc me explica uma dúvida.Se a decoupage em tecido tem que ser usado somente o guardanapo ou pode ser usa aquele que o papel é mais grosso? Sera que dá certo? Muito obrigado.
    Fernanda(fernandakiva@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  24. Oi, Táta.. sou amadora em decoupage e adorei teus PAP. Fiquei em dúvida na decoupage em tecido, porque vi que você passou após a decoupage. Tenho que passar com a decoupage já seca ou ainda molhada?
    Um abraço e obrigada por partilhar teus conhecimentos conosco.

    ResponderExcluir
  25. Olá,
    Muito tempo tenho procurado por cursos de decoupage, mas nunca encontrei um com tanta clareza!
    Todo seu Blog é muito esclarecedor!
    Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  26. Oi Cátia,
    Eu posso usar tecido no lugar do guardanapo?
    agradecida.

    ResponderExcluir
  27. oi Cátia, como sempre de parabéns pela vasilha de sorvete, ficou linnnnda !!! Tentei fazer a decoupage no tecido uma toalhinha de mão, mais no final ficou tipo emborrachada, é assim mesmo ou fiz algo de errado, esperei tudo certinho, vc pode me esclarecer?, bjs e bom feriado !

    ResponderExcluir
  28. Oi Cátia! Parabéns, pelos trabalhos! São MARAVILHOS! Me arrisquei na minha primeira decoupage este feriado, mas a figura soltou e saiu no pano de prato, que usei pra proteger ao passar o ferro! Onde errei??? Obrigada e ótimo final de semana! Bjs Luciana
    lg_itj@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. Ja fazia algum tempo que eu queria faser esta tecnica(decopagem em tecido) Hoje fiz e gostei muito ,por ser rápido,fácil eo resultado final é lindo!! obrigado por dividir conosco,beijos...Ivete.

    ResponderExcluir
  30. oi adorei , muito bom a explicação, continue assim colocando mais pap para os que visitam seu cantinho.
    meus parabéns pela idéia.

    ResponderExcluir
  31. Oi gostaria d saber se decoupage no tecido pode ser com figuras em tecido tbm, e essas figuras q as comunidades nos dao para imprimir podem ser usadas? ñ borram na hora d passar a cola? Se essas figuras da net para imprimir ex picassa para q servem entao?

    ResponderExcluir
  32. Olá Cátia boa tarde!
    Adorei seu blog, sempre quis saber como se pinta lata e como se faz decoupage em tecido, mas os outros site não tem isso, adorei a sua iniciativa...Vou pegar alguns passo-a-passo seus tá...Não sou artesã como você, faço somente porque gosto, e gosto de aprender coisas novas.Parabens.
    Beijinhos
    Regiane

    ResponderExcluir
  33. Oi Cátia. Me chamo Bax, todo dia gosto de dar uma passadinha pelo seu blog para ver as novidades, adoro artesanato e brincar de fazer arte. Um abraço.

    ResponderExcluir
  34. Boa noite Cátia gostei muito das suas explicações á muito tempo estou procurando como fazer decoupage com fotos que tenho no computador, eu posso imprimi-lás em impressora multifuncional e depois eu posso usar cola para decoupage em tecido?
    Estou aguardando resposta.
    Meu email:florliz12@yahoo.com

    ResponderExcluir
  35. Olá.
    Adoro seu trabalho.
    Peguei no blog a apostila de decoupagem em tecido.
    Há algum problema em substituir a cola por termolina?
    Como vou poder ver a resposta?
    Beijos

    ResponderExcluir
  36. Oi Cátia!
    Parabéns pela sua iniciativa de passar para nós suas técnica de artesanato.Partilhar é a melhor forma de amor. Beijos Regina

    e-mail regiceba@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  37. Oi Cátia, bom dia! Adorei seu blog e os pap sobre decoupagem. Só tenho uma dúvida. Ano passado comprei 2 camisetas (preta e vinho) e fiz decoupagem nelas do jeitinho que ensinou, só que elas ficaram todas manchadas por causa da cola, borrou tudo e não consegui dar de presente no dia das mães, como era minha intenção. Eu as uso em casa, mas até as figuras já soltaram todas. Você saberia me dizer o que fiz de errado? Obrigada pelo carinho. Beijo, Nylce (nylce@dashsjc.com.br)

    ResponderExcluir
  38. olá meu nome é Vivian, estou escrevendo para lhe dizer que adorei seu blog tem coisas maravilhosas cheguei até ele procurando sobre decoupage e adorei gostaria de saber onde encontrar aquele botão que voce coloca nas latinhas de molho tomate achei muito lindas e vou juntar minhas latinhas pra fazer, meu email é byankavivian@hotmail.com beijos tchau

    ResponderExcluir
  39. Nossa! lindo seus trabalhos!
    Vou aderir a idéia e fazer muita bagunça aki em casa, bjos!

    ResponderExcluir
  40. Olá Cátia, seu blog é o máximo. Sempre q posso dou uma espiada mas é a primeira vez q consigo um tempo pra postar coment.
    Aproveitando, pode me tirar uma dúvida? A cola tem q ser cola especial para decoupage ou pode ser a cola cascorez??? Vi q muita gente substitui as colas, mas no tecido, dá certo??? bjo

    ResponderExcluir
  41. Tata, será que posso reproduzir algumas apostilas suas no meu blog? Claro que com seus devidos créditos!
    Se quiser visita-lo o endereço é: www.facavocemesma.blogspot.com

    Grata,
    Beijos

    Lore
    etcearte@terra.com.br

    ResponderExcluir
  42. oi! estou interessada em me dedicar a artesanato, nem que seja como um passatempo (já que o talento não é grande) e adorei o blog. achei bem fácil de entender e interessante. uma dúvida: quando vc fala em imprimir o desenho em guardanapo, é guardanapo destes em papel, que são utilizados na cozinha?
    e-mail patty_lucini@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  43. Oi Cátia.
    Estou adorando o seu blog.
    Estou começando a fazer decoupage agora.
    E estou com uma dúvida, sobre a decoupage em tecido.
    Você fala que não precisa lavar o tecido antes, pra tirar a goma.
    Mas escutei falarem que precisa lavar sim.
    O guardanapo não vai sair?
    Já fiz duas toalhas de lavado para presentear no Natal.
    Agora estou com medo do guardanapo soltar logo.
    Bjs e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  44. Cátia, obrigada pelas dicas, eu fiz uma toalha, esperei três dias para secar e qdo lavei, algumas partes saíram e quando fui passar a cola aderiu a tinta da toalha de baixo, ficou um horror... agora aprendi esta fase do passar com o ferro, protegendo o desenho antes de lavar... Vou tentar novamente!! Beijinho

    ResponderExcluir
  45. Oi Cátia desculpe minha ignorância, mas estou me interessando por decoupage e como tenho duas irmãs pequenas que ainda estudam, gostaria de fazer as toalhas com as latinha que eu vi pra elas nesse inicio de ano. Porém não sei onde encontrar os guardanapos decorados para fazer as latinhas, eu mesmo consigo comprar o guardanapo neutro e imprimir o desenho que eu quiser, ou ja vem desenhado os guardanapos, e quanto custa mais ou menos, e como vem, em folhas, unidade...
    Obrigado desde já.
    Juliana- Maringá - PR
    E-mail para contato: juamarafinha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  46. Boa tarde, Cátia!

    Por favor, me tire uma dúvida?
    Fiz um pano de prato pra mim do jeito que vc ensina no pap "decoupage em tecido" e depois de mais ou menos 10 dias, fui lavar. Lavei na máquina juntamente com outras peças delicadas e quando fui estender no varal para minha surpresa, o desenho estava todo manchado!!
    Não deveria ter lavado com outras peças na máquina? Mesmo na opção "peças delicadas"?
    Por fvr,me socorre!!!
    Meu e-mail: fli2@ig.com.br
    beijos,
    Keila

    ResponderExcluir
  47. Oi meu nome é Fabiana adorei suas apostilas, muito legal mesmo vou tentar fazer as latinhas, para ganhar um extra né? muito obrigada mesmo... bjos meu email é fab0704@hotmail.com

    ResponderExcluir
  48. Boa Noite adorei suas apostilas!! vc está de parabéns, vou tentat fazer algumas latinhas para vender um grande abraço meu email é fab0704@hotmail.com

    ResponderExcluir
  49. Olá, Cátia bom dia..

    Amei sua explicação...e seu video...ficou otimo... a tempos estou procurando ajuda para fazer a decoupage em toalha..mas as informações são muito vagas...

    Mesmo assim estou errando...está que pode me ajudar.... fiz a decoupage na toalha de mão...esperei secar por 24horas...so que hoje qdo fui lavar..saiu tudoooooooo...quase chorei de raiva... será que é pq passei cola demais..em toda a toalha...será que é pq nao passei o ferro antes... qdo eu fui lavar...a cola começou a ficar esbranquiçada..e tá na lo tanque descolando todo o guardanapo..que raiva...
    Fico no aguardo...muito obrigada...
    Daniela

    ResponderExcluir
  50. Olá, adorei seu blog, parabéns! Resolvi fazer hoje a decoupage em tecido, agora estou esperando secar... estou ansiosa para ver como ficou , usei o guardanapo para cobrir manchas nas roupas da minha filha de 3 anos. Espero que dê certo aí eu posto novamente. Beijinhos,Lícia.

    ResponderExcluir
  51. Cátia, passei para pedir auxílio... assim como a Daniela, estou meio frustada... tentei por duas vezes fazer a decoupagem em tecido, na priemira eu havia esquecido de passar o ferro antes de lavar, mas na segunda, fiz tudo certinho, conforme explicado no PAP e no vídeo... mas na hora de lavar, partes aderiram bem, outras saíram... pode tentar me ajudar? Um beijo, Keli.

    ResponderExcluir
  52. olá Catia!
    fiz o seu PAP e amei o resultado... adorei o trabalhinho e que delicia fazer, é super simples.
    obrigada mais uma vez pelas dicas preciosas...
    se tiver um tempinho, veja como ficou minha 1ª toalhinha decoupada... rs... os créditos são seus!

    http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom.aspx?uid=17955796617608798880&pid=1235669983800&aid=1206534997$pid=1235669983800

    um abraço!
    Vivian

    ResponderExcluir
  53. Bom dia, Cátia! Sempre tive vontade de aprender decoupage mas sempre achava complicado, entretanto com sua paciência e uma explicação simples e maravilhosa fiquei mai motivada. Comprarei o material e irei seguir direitinho seu PAP. um rande abraço. claudineteoliveira@hotmail.com.
    Maceió-AL.

    ResponderExcluir
  54. Oi querida, sobre a decoupage em tecido eu posso usar cola do rotulo azul ou termolina, beijinhos pra vc.meu e-mail é marcia.lealdosanjos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  55. Oieee a algum tempo faço decoupage em latinhas,e aprendi mto no seu blog,a e gostaria de saber se pra decoupage em tecido eu só posso usar o guardanapo?

    se eu quiser colocar no tecido uma imagem perssonalisada, tipo uma foto do meu pai, mãe, posso imprimir e seguir o passo a paaso ?

    bjos adorei o blg vou te linkar no meu bjokas

    ResponderExcluir
  56. MARAVILHOSO SEU PAP DE DECOUPAGEN EM TECIDO, MAS A COLA PODE SER OUTRA,BJS.
    MÁRCIA.

    ResponderExcluir
  57. Oi linda obrigada por responder tão prontamente, blz mais se eu quiser tipo imprimir uma foto do pc ou um desenho diferente que eu fi na net, não posso imprimir e fazer a decoupage em uma camisa???
    se der, que papel uso ???

    bjokas

    ResponderExcluir
  58. oi querida como sempre arassando nos seus trabalhos ne. parabens tudo esta lindo .olha as minhas decoupagem em tecido esta ficando muito duras e assim mesmo? E OBRIGADA PELA DICA EU ESTAVA FAZENDO decoupagem em sabonetes so com guardanapos nao sabia que poderia usar outros papeis mais uma que aprendi com vc. que DEUS continuie te abençoando abraços e tudo de bom

    ResponderExcluir
  59. Oi Cátia.

    Adorei, sua página e suas dicas, eu havia feito decoupage em tecido há muito tempo atras e não lembrava mais, seu site me fez relembrar.
    Obrigada pelas dicas e parabéns pela iniciativa do blog.
    Grande Beijo.
    Claudia Mara

    ResponderExcluir
  60. oi tudo bem?adorei a tecnica de decopagem em tecido.queria saber o plastico?não entendi o q fazer com o plastico,rsrsrs bjs
    EMAIL.sanbasan2007@hotmail.com

    ResponderExcluir
  61. Minha linda!
    Obrigada por compartilhar essa técnica tão maravilhosa!
    Tenho uma pergunta: a decoupage pode ser feita em camisetas de outras cores(sem ser branca)? E o que é que muda para aplicar nessas camisetas?
    Bjs

    ResponderExcluir
  62. OI TÁTA. SERÁ QUE DÁ PRA FAZER COM COLA PRA TECIDO NO LUGAR DE COLA PRA DECUPAGE.BJO VIVI

    ResponderExcluir
  63. Ola!me chamo Silvaniria adoro muito seus trabalhos, e fique sabendo que você é minha professora virtual e tudo que eu sei aprendi com você.
    Gostaria muito de saber se apos 72 hr que foi feito a decoupage é necessario lavar o tecido?
    Aguarderei anciosamente pela sua resposta
    Beijos
    meu e-mail é :silvaniria2009@hotmail.com

    ResponderExcluir
  64. Que blog maravilhoso!
    Admiro o dom que você tem para fazer tanta coisa bonita!
    E mais ainda, admiro seu despreendimento em compartilhar - tudo o que você sabe -
    com pessoas que querem aprender!
    Parabéns!
    Tenho uma dúvida sobre a cola que comprei ;
    ela serve para madeira,papel,pano e vidro.Mas,acontece que ela está parecendo uma coalhada...Posso utilizá-la assim mesmo? É normal? Ou tem como torná-la mais líquida se
    preciso?

    ResponderExcluir
  65. oi...pergunto: fiz umas decoupagens com recortes de tecido com motivos natalinos em uma toalhinha de lavabo, vermelha..Pois bem, usei a Silk cola da Silkplas,Depois de seco, ficou aparecendo muito a cola ao redor das aplicações.Detestei,Dai, tirei tudo e tentei lavar.Piorou.O que eu faço agora?pode me ajudar?bjs dindinhamassote@hotmail.com

    ResponderExcluir
  66. Olá, queria saber se posso usar só o guardanapo para decoupage ou se posso usar o papel com a tecnica que voce ensinou para imprimir para decoupage.
    No caso queria fazer com uma foto de minha filha.
    Meu email é shirleyrdc@hotmail.com
    muitissimo obrigada

    ResponderExcluir
  67. oi gostaria de saber como faço pra comprar a apostila e se vc ensina fazer com foto meu email e carmem.mcs@hotmail.com obrigado

    ResponderExcluir
  68. Olá, Cátia ! Obrigada por estas dicas.
    Estou começando minha 1° découpage em tecido e já tinha feito uma bobeira: passar o tecido antes de secar...kkkk
    Refiz o trabalho e agora deve ficar bom. Qdo estiver pronto, vou publicar no meu blog.
    Qdo puder, faça uma visita. Eu sempre fiz bordados, principalmente pto cruz, e agora comecei a me aventurar em découpage. Estou pensando em criar um novo blog só pra isso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  69. Oi Tatá, tudo bem?
    Adorei sua aula sobre decoupage, porém tenho uma dúvida. Sobre a decoupage em toalhinha de lavabo eu posso usar cola branca para colar o guardanapo e depois de seco passar a termolina? beijos pra vc.meu e-mail é mylguimaraes@ig.com.br

    ResponderExcluir
  70. Olá, tudo bem?
    Localizei o seu blog, através de uma pesquisa na google, sobre decoupage.
    Fiz curso a muito tempo atrás de decoupage em tecido e queria relembrar o material.
    Parabéns pelo seu blog, e agora vou ser visita constante aqui. Gosto muito de artesanato e trabalho com crochê, porém estou querendo ver novidades,pois andei muito desanimada e quero retomar as minhas atividades.
    Um abraço
    Fatima Tavares

    ResponderExcluir
  71. Olá!
    Sou uma aprendiz da técnica e leio tudo mas as informações são desencontradas e tem sempre alguem afirmando que esta ou aquela cola é a melhor.
    Fiz decoupagem numa sandália e usei a cola chinelo seguindo as dicas. Não sei se pequei por excesso mas o fato é que descolou e não sei se foi porque transpiro nos pés. Eu quero saber se a toalha depois de decoupada fica rigida, dura mesmo ou se exagerei na cola. Me ajude
    mauramorenna@gmail.com

    ResponderExcluir
  72. Obrigada; enfim encontrei um passo a passo maravilhoso!!! valna

    ResponderExcluir
  73. obrigada pelo passo a passo, amei
    estou desempregada amiga e vivo de artesanatos...
    muito obrigada pela dica.
    queria saber se pode finalizar com termolina leitosa?
    neuci_scarpim@hotmail.com
    obrigada

    ResponderExcluir
  74. Colei um guardanapo em uma mesinha de mdf. Gostaria de retirar mas está muito difícil. Como faço para tirar? Quero colocar outra figura.

    obrigada

    ResponderExcluir
  75. Colei um guardanapo em uma mesinha de mdf. Gostaria de retirar mas está muito difícil. Como faço para tirar? Quero colocar outra figura.

    obrigada

    ResponderExcluir
  76. Gostei muito do seu blog, o passo a passo ficou muito bem detalhado facil de entender. com certeza vou vizita-la sempre, me foi muito util suas dicas. OBRIGADA!!!

    ResponderExcluir
  77. Olá, gostei muito do PAP! Parabéns!

    Só uma dúvida: eu tentei fazer com o guardanapo todo, quadrado, sem recortá-lo (pois queria a imagem toda). Só que o trabalho ficou com muitas rugas! Nem o rolinho deu jeito. Será que passei muita cola no tecido? Obrigada!

    ResponderExcluir
  78. Oi Tatá, se eu usar cola branca extra e passar termodinâmica leitosa por cima do guardanapo faz o mesmo efeito e pode ser lavado q ñ sai?
    Gostei de sua explicação . Obrigada!

    ResponderExcluir
  79. Desculpe esqueci do email: angelacascao@gmail.com
    Angela Cadcão grata

    ResponderExcluir
  80. Oi Tata!!

    Primeiramente gostaria de parabenizá-la. Seu trabalho é lindo quisera ser um tiquinho artista como você é. Continue assim!

    Tenho umas dúvidas, talvez você possa me ajudar. No caso estou pensando em fazer uma decoupage num tecido escuro (tricoline). Neste caso seria possível utilizar um outro tipo de papel, por exemplo: imprimir um desenho que eu goste e utilizá-lo para fazer a decoupage? A cola seria esta mesma que vocÊ indicou?

    Obrigada e desde já agradeço.

    Bjs!

    Carla (email: carladamore@gmail.com)

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e pelo comentário. Sinta-se em casa. bjokas, Cátia Cecília