Conheça também a minha lojinha Virtual, clique na imagem abaixo.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Decoupage em latas, vidros... o "pulo do gato"!!!

Olá Meninas,
vamos ao resultado das minhas pesquisas...
do meu "laboratório experimental" hehehe

Há 4 anos, quando me mudei para VR/RJ, eu trouxe uma caixa lotada de latinhas de massa de tomate...
Eu achava um disperdício jogá-las fora, e fui guardando...
E eu comecei a trabalhar em um escritório que não tinha porta lápis... Eu fiquei olhando para as latinhas e resolvi pintar uma para usar... Passei na papelaria e pedi uma tinta para artesanato. Pintei, colei umas figurinhas e pronto.
Eu fiz uma postagem com fotos do meu local de trabalho, mais conhecido como "cafofo da Táta" aqui em outubro/07 (clique aqui, para ver) com a foto da latinha.
Quando eu vi as latinhas que muitas meninas faziam no orkut, me interessei em aprender e muitas meninas me deram dicas importantes. Pesquisei técnicas na net e vi que não tinha muita explicação disponível; resolvi montar um Passo a Passo (clique aqui, para ver).
Eu me esqueci da minha "primeira latinha"...
Depois desta explicação....
Minha mãe me deu uma estante de ferro para colocar os livros e apostilas de Direito da Daninha, só que ela estava enferrujada. Ela chamou um pintor para lixar e pintar. Ficou linda... e eu fiquei imaginando, se ele usa uma tinta "comum" para proteger o ferro e pintar, será que posso usar nas latinhas ???
A tinta é laranja, e eu comecei a pintar latas de massa de tomate, de nescau, de nescau 2.0, as tampinhas.... e Vidro!!!
E não é que ficou bom!!!
Usei um pincel que já usava e não ficou a marca das cerdas e nem precisei passar o rolinho para esticar a tinta!!!
E pensei, será que a lata vai enferrujar, porque eu não passei o primer??
Me lembre da minha "primeira latinha"...que eu não usei o primer, e quando verifiquei... Nada de ferrugem !! E eu pintei em 2004....
Então.. chega de primer, de base acrílica....
Eu simplesmente peguei um pincel e pintei...
Se podemos facilitar, para que dificultar?!?!?
Eu comprei uma lata da tinta branca, e quando quero fazer colorida, misturo com a tinta PVA colorida em um pote e pronto.
A lata de tinta rende (R$ 12,60 - 900 ml), custa a metade da tinta PVA (R$ 2,600 - 100 ml)...
A Isabel Czamanski já havia me dito sobre a lata de tinta...
ela plantou uma curiosidade...
e é isto o que acontece, uma aprendendo com a outra...

Vamos as fotos...

Foto da minha primeira latinha... de 2004
Vidro que pintei com a tinta... dei duas demãos!! e a tampa também, mas só por fora, para não agarrar.
(marquei com um durex até onde ia pintar para não borrar)
Lata de nescau, dei duas demãos...
Latinhas de massa de tomate, vidro, lata de nescau e de nescau 2.0...
sempre duas de mãos.
Pintei a lata de nescau por dentro também, para experimentar...
Esta foi a tinta que usei, o que restou da estante...
Tinta Coral Dulux - Esmalte sintético - para madeiras e metais...
Eu perguntei na loja de tintas e o esmalte sintético - de qualquer marca - serve!!!
E agora, chega de primer, chega de base acrílica...
Lembrem-se de comprar o solvente para limpar os pincéis...
Pode ser aguarrás também...
LEMBRETE IMPORTATE:
A tinta leva pelo menos 24 horas para secar a cada demão!!!
Tem que pintar e ter paciência para secar.
Duas demãos - 48 horas.
Vale a pena, porque as que pintei na cor laranja, brilham tanto que nem sei se vou precisar passar o verniz!!!
2º LEMBRETE IMPORTANTE:
Verifique se não tem nenhum ponto de ferrugem na lata antes de pintar. Se tiver, descarte a lata.
Espero facilitar a vida das arteiras em latinhas, vidros, madeiras...
bjokas, Cátia Cecília

Depois de alguns comentários...
Resolvi fazer experiências com a Tinta PVA da Suvinil, conforme a Isabel me disse que usa...
A Tinta PVA da Suvinil é solúvel em água... e atóxica...
diferente do esmalte sintético
PS. As fotos ficaram meio esquisitas... não reparem porque tirei com o meu celular... Não estou com a máquina mas não podia deixar de fazer esta postagem... Acho até que ficaram boas!!! hehehe

Recados Para Orkut

66 comentários:

  1. Cátia estou encantada com sua descoberta, parabéns querida vc é maravilhosa e realmente arteira né??
    obrigado por facilitar nossa vida com suas descobertas, bjs!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. olha achei q seria a primeira a ver, rsrs, mas to aqui as 4 da manha.
    Catia, obrigada por existir....

    bjus,

    Deus continue te abençoando....

    ResponderExcluir
  3. Oi lindona...
    de facto ja nao precisamos de tanto material... e fazendo as conta fica mais baratinho....Ficou lindas e nao precisam de levar o verniz..ja brilham muito...Ficaram lindas...Parabens e muito obrigada por ter partilhado conosco!!!
    Beijo passa la!
    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  4. Nossa Tata vc é demais heim amei sua experiencia e claro como vc disse ja que podemos facilitar mais uma vez obrigada por compartilhar conosco suas experiencias. que Jesus te abençoe sempre bjussss
    claudia.joseteles@uol.com.br

    ResponderExcluir
  5. VC SEMPRE NOS AJUDANDO !!! OBRIGADAAAAAAAA

    DEUS TE ABENÇOE,
    ANA CARLA

    ResponderExcluir
  6. Oi Cátia
    Pois então eu sempre achei um saco esse negócio de passar o Primer primeiro, em alguns artesanatos que vi na tv as professoras falavam que se passasse a tinta sem o Primer corria o risco de descascar, então vejo que não é bem assim e vc provou..outra tinta que tbm pode ser passada com segurança é a Pinta Couro, mas não achei aqui, ela fica bem tbm para pintar garrafas pet, outro dia vi o Professor Sassá ensinando a fazer um vasinho de garrafa pet..lindo!
    Obrigada sempre por dividir seus conhecimentos são de grande valia!
    Bom fim de semana
    bjs
    Vânia

    ResponderExcluir
  7. Bom dia amiga vm saber da novidade e adorei pois começei a decoupagem mas o tal do primer é tão caro por aqui que desisti,adore saber que dá certo sem ele,agora sei o que fazer com aquelas tintas q sobram do meu marido valeu mesmo,tenha um ótimo final de semana e muitas alegrias,bjs.

    ResponderExcluir
  8. Cátia.
    Será que dá pra usar aqueles corantes xadrez para colorir a tinta?
    se você usou a tinta PVA misturada na Tinta sintetica,isso quer dizer que com aquele tubinho de xadrez podemos também fazer várias cores...
    Será que estou certa????
    E o xadrez é bem baratinho e rende muito.
    Abraços
    Cintia

    ResponderExcluir
  9. Oi Cátia, adorei os novos trabalhos. Em uma comunidade sobre latinhas recicladas eu tinha lido algo sobre usar tinta esmalte na pintura, mas não tinha visto nenhuma imagem ainda. As suas ficaram lindas! Parabéns!!! Você pode me dar dicas de como pintar as latas de molho por dentro? É difícil pq o espaço é pequeno e eu acho lindas as latas pintadas por dentro e por fora. Bjs e bom final de semana.
    vanyhilario@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Amiga! Boa idéia que vc teve, ficaram lindas as latinhas. Vou fazer isso tb e organizar as minha coisinhas.

    BOA TARDE !!!
           ˜¸‘♠¸‘ ˜         ¸.¸‘♠¸‘ ˜

         ¸´˜¸‘♠¸‘ ˜´¸     ¸.´˜¸‘♠¸‘ ˜´¸
    ˜¸‘♠¸‘ ˜          ˜¸‘♠¸‘ ˜          ˜¸‘♠¸‘ ˜
            O encanto da vida depende
       ˜¸‘♠¸‘ ˜                 ¸.¸‘♠¸‘ ˜
            unicamente das boas amizades
    ˜¸‘♠¸‘ ˜                          ¸.¸‘♠¸‘ ˜
           ˜¸‘♠¸‘ ˜que cultivamos.˜¸‘♠¸‘ ˜
      ¸.¸‘♠¸‘ ˜       ˜¸‘♠¸‘ ˜         ˜¸‘♠¸‘ ˜
         ¸.¸‘♠¸‘ ˜ Malba Tahan ˜¸‘
    Tenha um ótimo final de semana,
    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Oi Cátia!! Menina você é genial!! Que maravilha de descoberta que nos mostrou, além de baratear, dá muito menos trabalho, amei!! Só você mesmo pra ser tão paciente e tão dedicada a nós. Que Deus te proteja! Beijinhos de sua fã, Lucianne!!

    ResponderExcluir
  12. Obrigadaooo!!! mais uma ves por esse carinho que tem de colocar passo a passo, fotos... beijao

    ResponderExcluir
  13. Olá querida, acabo de conhecer o seu blog. Sou professora de educação infantil, mas amo artesanato. Adorei conhecer o seu cantinho e estou admirada por ter um coraçao grandão que cabe todo muito, parabéns pela grande descoberta, que o Senhor Jesus continue abeçaoando grandemente vc e toda a sua família. Bjus Sheila-RJ

    ResponderExcluir
  14. Olá Amiga
    Parabens vc merece

    "A amizade é como as estrelas; mesmo à distância elas brilham!!


    Vim retribuir a visita e desejar a vc uma linda semana...bjuss

    ResponderExcluir
  15. Amiga obrigada por dividir conosco sua descoberta.
    Achei divina.
    Um grande beijo.
    Mag

    ResponderExcluir
  16. oi catia, gosto demais do seu blog pelas dicas e ideias. estava na loja de artesanato quando uma senhora disse que o artesanato vicia,logico que é um vicio que traz muitos beneficios. gostaria que explicasse melhor a mistura da tinta , quem sabe um passo a passo. ficarei grata pois estou me viciando na arte de decoupage. um abraço amiga

    ResponderExcluir
  17. Oi, Kátia, adorei as dicas, facilitou muito.Você sempre no ajudando, obrigada!Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Tatá querida
    Adorei a idéia, más prático e barato com certeza, além de um melhor acabamento.
    Mas quando você começou a falar numa tinta laranja, logo pensei que tivesses usado a tinta Zarcão, que é uma tinta usada como base em ferragens para protegê-las da ferrugem, e depois disso, se usa uma outra tinta de cor para cobrir.
    Gostaria de salientar que geralmente as latas já vem revestidas com um verniz especial para acondicionamento de alimentos, e se você acabar pintando as latas por dentro com qualquer outra coisa, algum desavisado pode achar que poderá acondicionar alimentos de novo nesses recpientes.
    De qualquer forma, mais uma vez muito obrigada pelos grandes trabalhos que sempre você faz e divide conosco.
    Beijos Mil.

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde,td bem?
    parabens este post mais uma vez esta incrivel..tenho andado a gurdar estas latinhas ja algum tempo p experimentar torna-las bonitas...
    tenho d começar,lol..
    bo domingo, fika bem.
    jinhos***

    ResponderExcluir
  20. OLÁ AMIGA, PASSEI POR AQUI PARA VER AS NOVIDADES E LHE DESEJAR UM OTIMO DOMINGO


    BEIJOS FÁTIMA

    ESTÁ TUDO LINDO,.
    adorei as dicas obrigada

    ResponderExcluir
  21. Olá Cátia
    Obrigada amiga...agora até me animei a fazer coisas com latinhas!!!
    Bj e boa semana!!!
    Nilda

    ResponderExcluir
  22. Q legal esta novidade! Acredito q se não usar o primer só vai enferrujar se a latinha for para algum lugar mais umido, como na praia por exemplo....ou no inverno aqui no RS, hehehhe! Mas se estiver em locais com clima mais seco deve funcionar perfeitamente, como na tua latinha de 2004! Q legal! Parabéns! Teu blog é o máximo mesmo! bjao! :D

    ResponderExcluir
  23. Oi, descobri seu blog através do blog da Deise - consultora- Bsb - Natura/Racco.
    Amei suas postagens pois amo artesanato, já fiz plantas com as garrafas pet, folhas, flores, eu assistia muito ao pragrama da Càtia Fonseca (gazete) e aprendi muita coisas legais e facéis, uso as revistas da natura para fazer sacolas e saquinhos, aprendi a fazer vários objetos com o jornal, ex: tinha um espelho velho esses de guarda roupa, e não tinha a proteção devida, aquela moldura do lado, por isso enfeitei ele fazendo uma moldura com jornal, depois de pintado coloquei no meu banheiro e ninguém diz que foi feito com jornal, isto já tem 5 anos e até hoje ele ta como no ínicio, agora dedico o meu tempo mais para as vendas de cosméticos e outros, e raramente assisto tv, tbém estou com uma LER (OU A FAMOSA TENDINITE) que me incomada bastante.
    tenho muita vontade de voltar a fazer artes, pois acho um trabalho muito lindo, além de importante para o meio ambiente.
    Parabéns pelo seu blog e tbém vou te linkar, bjsssssssssssss

    ResponderExcluir
  24. Catia querida professora de arte e amiga:no momento estou passando por uma faze muito dificil,aguardando minha transferencia pra SP e precisando muitissimo ganhar dindim.Acho esta idéia das latinhas ótima já estou guardando todas,ontem fazendo um role pela net me deparei no site cafe com arte a venda de kits de latinhas,e porque eu tb não posso fazê-lo?Sua dica de pintura é excelente,faz o pap pra nós por favor dondo as dicas de papéis e cola usada e tambem onde comprar a bolinha para a tampa.Beijus mil grata pelas visitas e mais uma vez obrigadâo por tanto desprendimento.Deus te abençõe e muito sucesso...

    ResponderExcluir
  25. Oi Cátia!
    Vc é mesmo jóia, hein, menina?!
    Eu tb tenho feito uma porção de experiências com latinhas, já estou usando tinta pva de latona, que é muito mais barato que comprar aqueles potinhos que não têm quase nada dentro; mas essa do esmalte sintético eu desconhecia mesmo. Vou hj mesmo procurar uma loja de tintas aqui na minha cidade(Campos/RJ)pra ver se eu encontro um esmalte sintético baratinho pra começar tb minhas experiências,hehehe...
    Deus te abençõe, obrigada de novo por dividir generosamente mais essa dica super importante com sua amigas arteiras virtuais.
    Um beijão,
    Ivezinha Arteira

    ResponderExcluir
  26. Oi Táta, li o seu post e achei legal vc querer repartir conosco sua idéia. Realmente pra quem usa bastante acho que fica caro passar primer e depois tinta por cima.
    Também quero partilhar com vc o que sei. Outro dia estava assistindo o programa ateliê na tv e tinha um passo-a-passo de reciclagem em latinha com o professor sassá. A dica que ele deu foi pintar com tinta para couro. Segundo ele, a tinta cobre perfeitamente, não precisa de primer. Ainda não testei, mas fica aí mais uma sugestão para vc partilhar com as amigas. Se vc quiser saber mais, acesse o site do ateliê, ok.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  27. Boa Noite!
    Òia eu aki de novo!,Hj fui fazer decoupagem em umas latinhas,naquele processo de primer,tinta.... comecei a algumas semanas pra fazer com toda calma do mundo,na hr da decoupagem não gostei da figura que havia escolhido e no que fui tirar não é que a tinta saiu junto? ainda bem que foi só em uma rs rs rs ai me lembrei de ter visto aki mais um pulo do gatoe voltei p ver certinho a marca da tinta pra amanhã comprar.
    Obrigada por compartilhar suas descobertas,uma noite de lindos sonhos,bjs

    ResponderExcluir
  28. Oi Cátia,adorei suas latinhas,são lindas!
    Mas me tira uma dúvida,sou nova na arte das latinha e gostaria de saber o que faço quando for pintar a lata de branco?
    porq com a tinta laranja ñ precisa de verniz pois pelo que vi já tem brilho,muito obrigada!
    bjs!

    ResponderExcluir
  29. Adorei seu blogg, muitas idéias geniais d uma passadinha no meu blogger http://doartesanatoss.blogspot.com/
    E nos meu álbum do picasa http://picasaweb.google.com.br/toninhai6 bjss

    ResponderExcluir
  30. Adorei as dicas, eu como iniciante, lendo, lendo e lendo e acabo me deparando com sua descoberta.
    tenho 2 duvidas importantes, e nao descobri ainda.
    - com esse pulo do gato,(rs), queria saber se posso lavar minhas latas depois de prontas
    - vi que vc pintou as tampas, as de nescau tambem?, ja que sao de plastico, e as minhas todas descascaram.

    obrigada

    katielem (katielem@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  31. Tata, obrigada pelo blog lindo, estava aqui procurando a "receita" da latinha e vi que usa tinta comum. Nunca fiz latas, quero tentar, mas eu uso tinta comum em MDF e fica show, compro tinta latex e misturo com corante, tb sai mais em conta, pois umas gotinhas e já aparece a cor. Fora que no mdf a tinta parece ficar com efeito plastificado (que eu adoro).

    Enfim, mais uma vez, obrigada!!!

    Lore
    loremarcussi@terra.com.br

    ResponderExcluir
  32. olá Catia é a primeira vez que visito teu blog e ameeeeiiiiiiii, gostaria muito de saber da sua experiencia com as latinhas que vc ia divulgar dia 14/06 eu nao encontrei entao to curiosa pra saber , vou começar a fazer estas latinhas e gostaria muito de simplicidade para realizar, só uma duvida^:
    entao eu nao preciso usar primer posso usar logo a tinta? o primer é porque seca em 3 horas e a tinta só com 24 horas?

    meu end: tatiane1001@ig.com.br
    aguardo teu retorno, um abraço nova amiga.

    tatiane

    ResponderExcluir
  33. Olá, Táta! Realmente, muito obrigada pelo post. Foi o primeiro blog que encontrei como imprimir imagens pra decoupage. Porém, percebi que tu nunca responde os comentários... Havia várias perguntas dentre os comentários que eu também me fiz, mas não achei respostas... Por favor, tu pode responder algumas, preciso trabalhar com arte por paixão e motivos de saúde e a decoupage em vidros e latas me interessa muitíssimo!

    1 - Penso em imprimir imagens de rótulos dos anos 20, 30, 40 e trabalhar a imagem com algum produto, pra que fique envelhecida... saberia como?

    2 - Tu disse, nesse post, que "chega de primer, de base acrílica", mas na apostila (http://artesdatata.blogspot.com/2008/02/apostila-decoupage-em-latinhas.html ) tu manda nós colocarmos estes produtos. Me perdi...

    3 - gostaria de saber qual o exato pincel que devo usar e qual seria esta tinta branca... tanto o tipo quanto a marca que tu usou. Como algumas de nós são muito iniciantes mesmo, qualquer informação ajuda muito!

    Táta, muito obrigada! Vou voltar sempre aqui, não só pra ver as respostas, mas como pra te mostrar o que fiz com base na tua vontade de nos ajudar! Merece! Beijos!

    ResponderExcluir
  34. Olá
    Adorei as latinhas!!!
    Gostaria de saber se para colar o guarda-napo posso usar cola?
    E tenho umas latas de nescau para pintar e estou com duvida se pinto a tampa tbm, oq. vc acha? Será q. eu tenho q. fazer o mesmo processo da lata na tampa?
    Grata!

    Meu e-mail:andreaalves77@hotmail.com

    Bjos
    Andrea

    ResponderExcluir
  35. Olá Cátia, já pinto latinhas a um tempo,mas nunca tinhas pintado as tampas de plástico...resolvi fazer o teste mas não deu muito certo, mesmo passando Primer da Acrilex as tampas descascam.O que fazer? Será que existe uma solução?
    Bjos, Kika

    ResponderExcluir
  36. Olá Cátia, vim parar no seu cantinho ....e q cantinho ,super gostoso, adorei seus PAPs,sua vontade em passar o q sabe enfim compartilhar.Tenho mais é q agradecer, pois aqui vi coisas super interessantes e fáceis de serem feitas......mais uma vez muito obrigada, sucesso sempre
    B JOCA S

    ResponderExcluir
  37. Olá Cátia! Parabéns pelo blog! Achei as suas explicações nas apostilas sobre a decoupage em latinhas bem didáticas.
    Eu também adoro artesanato e já faz algum tempo que estou guardando latinhas de massa de tomate para pintá-las. Lendo sobre o primer e a sua descoberta com esmalte sintético fiquei com algumas dúvidas...
    Dá certo se eu pintar a latinha (direto) com Látex ao invés do esmalte sintético ou do primer?
    Ah sim... a cor não precisa ser laranja, né?!
    Agradeço, desde já, a atenção e aguardo resposta quanto as dúvidas.
    Abraços,
    Suélen
    audiomemoria@gmail.com

    ResponderExcluir
  38. Olá,
    Conheci o teu blog e gostei muito dos teus trabalhos.
    Adorei mesmo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  39. Cátia,
    Eu tenho esta tinta da Coral na cor branca, meu marido comprou para pintar as grades aqui de casa, pq não precisa limpar ou retirar ferrugem antes...´so queria saber se dá certo passar por dentro da lata tb...tenho medo de enferrujar depois sem tinta nenhuma...
    bjs e parabéns!

    ResponderExcluir
  40. Cátia,
    esqueci de deixar meu email pra vc conseguir me responder...monica.vieira@hotnail.com.
    bjjsss

    ResponderExcluir
  41. Olá Cátia!
    Pintei algumas latinhas com a tinta acrílica, ficou muito linda, deu certo. Testado e aprovado!
    Bjs

    ResponderExcluir
  42. Cátia, obrigada pela descoberta! Ainda bem que "descobri" vc!!!rsrsrsTb quero saber: posso usar corantes xadrex e tinta a base dàgua? E depois de pintada, como faço a decoupage na lata? Obrigada! Bjs. Faço visita toda "hora"rsrsrs Sou apenas curiosa, não sou artesã! elda.araujo2@hotmail.com

    ResponderExcluir
  43. Oi, Cátia! Estava louca procurando o PAP das latinhas. Finalmente, graças a você, achei! Não te perco mais! Bjus, Claudia.

    ResponderExcluir
  44. Oi Táta,td bem?
    Obrigada pela apostila do chuvisco e manchado.Nem tinha reparado lá no blog! Ô distração! rsrs!
    Pode fazer a decoupage em lata com papel ou fica melhor com guardanapo?
    Bjinhos.

    ResponderExcluir
  45. Oi Cátia. Fiquei encantada com a pintura em lata. Nunca tinha feito nada de pintura e fui tentar. Comprei o material e pintei minha 1ª latinha. Mas não deu muito certo. Após 1 semana ela fica colando qd tocada. Usei primer da aquarela brasil, tinta pva artesanato da acrilex e verniz acrílico brilhante da aquerela brasil.
    Esperei 24h +- entre as demãos.
    Vc sabe explicar o q fiz de errado?
    Parabéns pelo site e por compartilhar seus conhecimentos.
    enelramr@ig.com.br

    Beijos, Any

    ResponderExcluir
  46. ola eu gosto muito do seu cantinho estou começando agora e vc tem sindo uma inpiraçao p mim. seus laboratorios tem me ajudado muito obrigada.gostaria se possivel que vc me enviasse moldes p trabalhar com eva estou preparando os cadernos de meus alunos da ebd e nao tenho nem ideia de como fazer que DEUS te abençoe

    ResponderExcluir
  47. oi querida estou muito feliz por ter achado vc nao todos que querem compartilhar seus conhecimentos e vc e tao generosa que faz isso obrigada por tudo

    ResponderExcluir
  48. Olá, Tata
    Será que essa tinta serve para mdf tb...beijos... me manda um email?: lucycastilho@gmail.com

    ResponderExcluir
  49. Olá Tata estou adorando o seu blog muita coisa boa. Tive lendo sobre as latinhas e eu amu fazer, tenho feito muitas pra lembranças de aniversario. Vc já ouviu falar da tinta da Sheron Willians? É a base de água e uso pra fazer tudo. Se vc comprar com alto brilho nem precisa invernizar, é maravilhosa!!! Tbem compro os pigmentos e faço as cores. É otima!! Vc vai adorar!!! Visite meu blog www.helomaretto.nafoto.net
    bjinhos

    ResponderExcluir
  50. Mil perguntas... brincadeira, bem menos ..hehehe
    *Quando você tentou a tinta PVA da suvinil precisou envernizar depois?
    *Qual teve melhor resultado?
    *Quando faz a decoupage na tinta esmalte sintético, depois enverniza a figura ou a lata toda?
    *Qual a caneta específica para escrever sobre a tinta que não borre.
    *Testou a sugestão que te foi dada sobre o leite pra tirar o cheiro da lata? Em caso positivo, qual o resultado?
    Como pode perceber estou buscando todo o seu conhecimento, tudo pra fazer algumas lembrancinhas de aniversário pra miha casa mesmo, mas achei encatadoras as latinhas, e tenho tido tempo pra isso, então... porque não? Prometo enviar-lhe fotos!! (mesmo se não prestar ...hihihi)
    Um abraço e MUITO, muito obrigada por ser disponível e divulgadora. Parabéns.
    (meu e-mail: rubiavillete@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  51. Lindo seu blog. Lidos seus trabalhos. Preciosas suas dicas! Parabens!

    ResponderExcluir
  52. Cátia, já tenho olhado e espiado seu blog há algum tempo e confesso que ando aprendendo bastante com você.
    Agradeço seu desprendimento de ensinar e sua paciencia de registrar os passo a passo de como fazer tudo.
    Parabéns e obrigada. Dulci (dulcianac@gmail.com)

    ResponderExcluir
  53. poxa voce me salvOu. e admiro voce por não seres egoista e ensinar passo a passo tudo o que sabes.

    OLHA VOU FAZER MEU ANIVERSARIO DE 50 ANOS E JÁ GASTEI DEMAIS. PORISSO RESOLVI PROCURAR NO GOOGLE ALGUMA IDEIA PRA FAZER OS ARRANJOS DE MES. AS FLORES EU JA FIZ TIPO FUXICO PRATA COM VERDE. MAS TAVA SEM IDEIA DO JARRINHO PRA COLOCA-LAS. ACHEI ESSA IDEIA DAS LATINHAS GENIAL. SERÁ QUE FICA BOM SE EU FIZER EM LATINHAS DE CERVEJA? O QUE POSSO COLOCAR DENTRO PRA FICAREM PESADAS? PENSEI EM ARGILA. VOU TENTAR FAZER OLHANDO DIREITINHO PASSO A PASSO SEU VIDEO ME AJUDA VAI. MEU ANIVERSARIO É DIA 29/08/2009
    AGRADEÇO DESDE JA E TENHA CERTEZA QUE SEU BLOG ESTA NOS MEUS PREFERIDOS. UM CHERO QUERIDA E OBRIGADO


    SIM MINHA FESTA VAI SER A FANTASIA. E EU VOU CARACTERIZADA DE "LOBA" POSSO FAZER A DECOUPAGEM COM A MESMA IMAGEM QUE FIZER O CONVITE?

    ResponderExcluir
  54. oi tudo bem estou querendo saber se tem algum lugar q venda latas para fazer a decoupage aqui no rio de janeiro se vc souber pode enviar para mim marluce2007@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  55. Seus trabalhos são maravilhosos e inspiradores. Eu gostaria de saber como vc faz pra decoupar em latas de nescau comprida. Aquelas ondas me deixam louca. Com guardanapo é mais fácil, mas com papel... Por favor me ajude!
    Obrigada e muito sucesso!

    ResponderExcluir
  56. tata o processo de decoupage com o papel é o mesmo do guardanapo? passo a termolina por cima?

    lilianrdg@hotmail.com

    ResponderExcluir
  57. Oi Tata seu blog e maravilhoso. gostaria de sua ajuda, tenho um arquivo de ferro, algum tempo atraz pintei ele de branco, mas agora q entrei na arte da decoupage queria reforma-lo pra minha filhota. Q tinta devo usar, devo lixar o q pintei, posso usar a decoupage, a tecnica e a mesma da madeira? Me ajude por favor.
    lissandra13@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  58. oi Catia adorei suas latinhas são lindas sera que da pra fazer no pote de nescau? porque agora eles são de plastico tenho um monte deles e gostaria de fazer algo com eles meu e-mail e mcmscr2007@hotmail.com obrigada bjs

    ResponderExcluir
  59. Vc nao usa mais o primer é isso? Só usa essa tinta coralit? vc tem orkut? meu email alanafireman19@gmail.com

    ResponderExcluir
  60. Puxa Cátia como vc é generosa. Não imagina como me ajudou com suas postagens. meus parabéns, seu trabalho é show!

    ResponderExcluir
  61. Vi que seu trabalho 'e muito bom. E eu estou cheia de potes de vidro so que joguei as tampas fora. A duvida 'e se elas nao enferrujam? Um outra coisa. Eu gostaria de fazer decupagem em uns potes de requeijao de plastico. Qual a cola que eu utilizo?
    Desculpa a falta de acento,mas meu tc parece esta desconfigurado! Abracos!

    ResponderExcluir
  62. ola, eu uso garrafas pety para artesanato, e fica caro usar o primer para dar fundo, o que vc me recomendaria pra eu dar fundo nos trabalhos com pety?

    ResponderExcluir
  63. Olá. Eu quero plantar em latas de tinta para por no jardim, como fazer para a lata não esquentar demais? Obrigada

    ResponderExcluir
  64. Eu quero aproveitar esta oportunidade. Tenho que agradecer muito ao Dr. Wealthy por ter recuperado meu ex-marido. Depois de 7 anos de casamento, meu marido me deixou por outra mulher. Fiz tudo o que pude para recuperá-lo, mas tudo o que fiz foi em vão. Fiquei triste, mas não perdi a esperança de tê-lo de volta porque tinha fé em Deus. Então eu pesquiso on-line sobre como recuperar meu marido, e me deparei com um post do Dr. Wealthy sobre como ele ajudou uma dama a recuperar seu ex, eu o contatei e contei a dor que estava passando, ele me contou o que fazer e eu fiz isso, então ele lançou um feitiço de amor para mim 48 horas depois meu marido me ligou e me disse que ele sente muito pelo que fez e que ele sente muito a minha falta, mais tarde ele voltou para casa e implorou por meu perdão, desde então nosso amor ficou mais forte. Para as coisas maravilhosas que o Dr. Wealthy fez por mim, seria injusto para mim não deixar o mundo inteiro saber que um feiticeiro tão poderoso vive. Se você quiser receber de volta seu e-mail ex rápido Dr. Wealthy em wealthylovespell@gmail.com ou adicioná-lo no WhatsApp +2348105150446

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e pelo comentário. Sinta-se em casa. bjokas, Cátia Cecília