Conheça também a minha lojinha Virtual, clique na imagem abaixo.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Anjos e Demônios - Dan Brown - adorei o livro!!!


Olá meninas,
Adaptar um livro parece ser uma das tarefas mais difíceis dentro do cinema. Nunca se agrada a gregos e troianos; algumas partes passam em branco, outras ganham detalhes em demasia e o público reclama querendo ver sua passagem predileta alvo de um melhor retrato.
E foi exatamente o que achei que aconteceu com o livro "Anjos e Demônios" de Dan Brown. Adorei o livro....
Sobre o livro: - Langdon tenta evitar que a cidade do Vaticano seja literalmente explodida. Uma partícula altamente explosiva da chamada “anti-matéria” ou “partícula de Deus”, algo que poderia ajudar na explicação do surgimento do big-bang, foi roubada por um membro de uma sociedade secreta, a Sociedade dos Illuminati (os esclarecios), cientistas que foram perseguidos ao longo da história pela igreja católica pelos seus atos “pagãos”: a busca da razão através da ciência.
A trama ocorre no período do conclave. Momento em que, após a morte do papa, vários cardeais se reúnem no Vaticano e se trancam na Basílica de San Pietro (São Pedro) até que elejam um novo Papa. Porém os quatro preferiti, cardeais que seriam os possíveis sucessores, foram seqüestrados e há a ameaça de serem mortos em praça pública. Nesse período todas as redes de televisão do mundo voltam seu olhos para o Vaticano à espera da “fumaça branca” que indica que a escolha papal foi realizada. Toda a trama leva ao leitor uma visão catastrófica de uma guerra silenciosa.Diante de um cenário com visões apocalípticas o simbologista Robert Langdon tenta correr contra o tempo atrás de todas as pistas, fatos históricos, símbolos antigos e secretos, monumentos e obras de arte para impedir a morte dos cardeais e a destruição do Vaticano pela anti-matéria.O eixo principal do livro é o duelo entre a razão científica e a fé religiosa. Em vários momentos os personagens questionam a fé e a ciência. Seus argumentos, sempre plausíveis, convincentes e persuasivos, mexem com a mente do leitor. Você acredita em Deus? Acredita na existência de todas as coisas por intervenção divina? Ou a ciência tem a explicação de tudo? É ela que cura os doentes? Que faz transplantes ou que cria novos seres? Esse é o principal ponto do livro que torna o drama tão cativante.O filme homônimo lançado dia 15, nos cinemas, deixou de fora fatos e personagens que tornam a trama mais interessante.O CERN, centro de pesquisas localizado na Suíça, assim como o LHC (Large Hadrons Colisor), a maior máquina do mundo, com cerca de 8,6 km de diâmentro, capaz de acelerar prótons e gerar anti-matéria foram citadas superficialmente no filme. Personagens como Maxmilian Kohler, um personagem muito interessante que até chegou a ser um dos suspeitos, não apareceu no longa.O início da história foi alterada, aparentemente para não se parecer com o início da O Código da Vinci que também inicia com o assassinato de um homem por uma pessoa misteriosa.Pode-se dizer que o “filme” Anjos e Demônios apenas conta a história. É uma narrativa que conta como se sucederam os fatos e que, diferente do livro, não aprofunda a história dos Illuminati, não enaltece os magníficos discursos “fé versus razão” nem nos faz vivenciar a tensão de perigo eminente. Tudo parece muito fácil.A trilha sonora é muito boa para criar momentos de tensão, porém algumas vezes é utilizada em momentos desnecessários. Outro fato que eu gostaria de ressaltar: Nos cinemas Anjos e Demônios, de acordo com a ordem cronológica acontece depois de O Código da Vince, decisão equivocada na minha opinião.Em suma, o filme pareceu muito superficial em relação ao filme. É lógico que há uma diferença grande entre um livro e um filme, porém, a escência da história não foi mantida na adaptação para o cinema.
fontes: www.seguinte.wordpress.com/2009/05/17/
www.moviefordummies.wordpress.com/2009/05/19/

10 comentários:

  1. Cátia concordo com vc em numero genero e grau, eu li o codigo da Vinci e assisti o filme eles dão muita pouca importancia as partes mais importantes do livro e tb estou lendo anjos e demonios e depois de ver seu post não irei perder tempo vendo o filme, o q acho um desperdicio fazer um filme mal feito com Tom Hanks
    beijos até mais

    ResponderExcluir
  2. olá, Tatá!
    acho que o mesmo aconteceu com o "Código daVinci" - lí o livro antes de ver o filme - e aí os fatos se atropelaram - deixando o roteiro muito superficial - esse ainda não lí, nem ví - mas, deve ser no mesmo estilo.
    fica com DEUS!

    bjks com carinhos

    ResponderExcluir
  3. Olà nao pude deixar de ler o teu comentario porque, como tu, adorei tanto o livro como o filme.... Para mim nao ficou atraz do "Da Vinci Code". Sao ambos os dois espetaculares.....

    Paula
    http://pontinhosdapaula.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Cátia! Tudo bem?
    Dê uma olhadinha no meu blog... Acabei de postar notícias sobre uma Feira Virtual de Natal que talvez possa interessar.
    Beijo,
    Elaine

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    Sempre que leio um livro, não gosto muito de ver o filme por esse motivo...é mto raro eles conseguirem transportar para a tela toda a emoção que temos ao ler um livro...
    Ainda não lí esse...valeu a dica!
    bjosss

    ResponderExcluir
  6. OI TATA..

    Estive passeando pela sua jojinha e esta um estouro...Cada coisa linda..
    lembra que falei pra vc da dificuldade de encontrar uma loja desente aqui ,pois é achei longe pra juju. Mais menina é shouw tudo de bom e la tem varios guardanapos e o primeiro que amei foi o com violetas igual o seu...E nem tinha visto o seu. E foi o que usei na minha caxinha vai la conferir.. Claro ñ ficou perfeita como a sua e é de papelão....
    Beijokas.....

    ResponderExcluir
  7. Oi Cátia passa no meu blog e pega dois selinhos, pois seu blog merece e alem de ser lembrado merece ser divulgado
    até mais

    ResponderExcluir
  8. Boa noite,
    Estou por fora do mundo cinematográfico. Tem bons filmes aparecendo por ai, e esse citado por vc tem chamado muita atenção. Mas sei que sempre filmes são baseados no livros e nunca são feitos na íntegra (que seria o certo).
    Abçs,
    Ana

    ResponderExcluir
  9. oi Cátia!
    concordo com vc,ainda não vi o filme por medo pode?medo de me frustar como vc,isso já ocorreu no codigo que como vc disse ocorreu cronológicamente depois de anjos e demonios isso foi até citado no livro o codigo bem nas primeiras pag o autor é ótimo mas as filmagens deixam a desejar.
    aquele abraço!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e pelo comentário. Sinta-se em casa. bjokas, Cátia Cecília