Conheça também a minha lojinha Virtual, clique na imagem abaixo.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Misturando tinta esmalte sintético com tinta PVA

Olá meninas,
Mais uma experiência do meu laboratório experimental.... hehehehehehe

Comprei a tinta Esmalte Premium base água brilhante branco - da Lukscolor, para experimentar nas latinhas e em mdf.... (leia no final da postagem a descrição) - a base de água porque é mais fácil para limpar os pincéis!!!!

Eu pintei 3 latinhas... passei 3 demãos.... com intervalo de 24 horas em cada demão (sem passar nada antes) e depois que secou, fui passar a unha e pronto...
a tinta saiu toda..... fiquei triste.... mas eu tinha pintado 3 latinhas... as outras 2, deixei para lá....
e depois de duas semanas, vi as 2 latinhas tristes e abandonadas, no cantinho da mesa.... e fui testá-las novamente... passei a unha e para minha surpresa, a tinta não saiu!!!! Pronto, fiquei feliz!!!!

Resolvi pintar mais algumas latinhas para experimentar e o resultado: - a latinha do conjunto rosa e a latinha que fiz no conjunto "Deus é amor"!!!! as outras, ainda vou finalizar!!!

o segredo ?!?!?... é pintar 3 demãos de tinta, com intervalo de 24 horas entre cada demão e depois deixar secar por duas semanas!!!!
e o preço vale a pena, porque eu paguei R$ 16,00 na lata de 900 ml enquanto na tinta PVA eu pago R$ 3,30 por 100 ml...

Depois veio outro problema.... tanta tinta branca!!!! como colorir?!?!?!

e lá fui eu para o meu laboratório experimental novamente!!!! rsrsrsrsrsrs

e misturei o esmalte sintético branco com a tinta pva rosa escuro.... e fiz um rosa clarinho, que eu precisa.... e o resultado?!?!? Os detalhes na caixinha e latinha do conjunto Rosas e os detalhes do Porta jóias coração Rosa que postei aqui!!!
Então, vamos lá como eu fiz:

Misturando tinta esmalte sintético com PVA - para obtenção das mais diversas tonalidades de cor
Material utilizado:
* Tinta esmalte premium base água - Lukscolor

* tinta PVA para artesanato Acrilex
* potinho com tampa
1° - Misture em um potinho, que tenha tampa, a tinta branca com a tinta da cor que vc escolher. Coloque primeiro uma quantidade pequena da tinta branca, e depois acrescente a tinta PVA na cor escolhida, e coloque pouca tinta porque a branca fica colorida rapidinho. 2° - Misture bem, até chegar na cor que vc quer No meu caso, eu queria rosinha bebê.... vejam o tom de rosa.... Depois, é só usar e guardar bem fechada...... Mãos à obra !!!!

espero que seja uma dica útil!!!
Eu estou adorando pintar latinhas e mdf com a tinta!!!


a Elaine, do blog Arte de Ane Lins, deixou um coment dando uma dica legal:
oi, boa tarde meu nome é Elaine e admiro muito o seu trabalho pois vc faz as coisas acontecerem, gostaria de passar pra vc o que eu aprendi: - depois que secar a tinta, colocar a lata no forno por dez minuto; isso tbm da resultado. Ane Lins
Qualquer dúvida, clique aqui para falar com ela ok?!?!


Descrição da tinta: É um esmalte base àgua, de tecnologia avançada que minimiza a agressão ao meio ambiente. Produto com suave perfume que proporciona um exceletne conforto durante a aplicação. Produto de alto poder de cobertura e rendimento, fácil aplicação e limpeza, ótima aderência e alastramento, mínimo respingamento, grande durabilidade e resitência ao tempo. Proporciona um acabamento com textura lisa e homogênea, resistente à formação de fungos (mofo) com excelente preservação de brilho e que ainda, não amarelece com o tempo. Apresenta uma secagem muito rápida, permitindo a conclusão do trabalho da pintura no mesmo dia. Tinta de acabamento indicada para a proteção e decoração de superfícies de madeira, metais ferrosos, aço galvanizado e alumínio, alvenarias, cerâmica não vitrificadas e PVC, em áreas internas e externas.

46 comentários:

  1. AMIGA !

    VOCÊ É "mara" .... TOTALMENTE MARAVILHOSA !

    ADOREI A DICA ...

    BEIJOS

    ResponderExcluir
  2. Oi Tatá, eu tb uso o esmalte a base de água nas latinhas, só q não deixo por 24 h entre as camadas, vc secando com secador entre uma demão e outra e depois deixando repousar por 3 dias tb dá certo.
    bjs.

    ResponderExcluir
  3. Eh Cátia!

    Que sorte nós temos em ter vc, pra fazer novas experiência e ainda nos passar o resultado.

    Obrigada e parabéns pelo empenho de novas descobertas.

    bjos.


    Edivana.

    ResponderExcluir
  4. Demais!!!!
    Voce sempre arrasando!!
    Parabens e obrigada por compartilhar!
    bjussss..

    |Dani

    ResponderExcluir
  5. Catia...vc sempre inovando e nos surpreendendo.
    Parabéns..
    Bjo

    ResponderExcluir
  6. oi,boa tarde meu nome é Elaine e admiro muito o seu trabalho pois vc faz as coisas acontecer,gostaria de passar pra vc o que eu aprendi que depois que secar a tinta ponhe no forno por dez minuto isso tbm da resultado.sou nova na net pois gostaria de ter vc como amiga, moro no municipio do rio exatamente em japeri.bjs

    ResponderExcluir
  7. Muito legal sua dica, vou tentar...
    só preciso encontrar uma sócia aqui em SP pra me ajudar a vender estou cheia de latinhas e não sei o q. fazer...
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Cátia, nossa profª Pardal!! Muito boa sua dica, vou ver se compro essa tinta e vou fazer o teste também, valeu! Só você mesmo, rsrs. Bjs Lucianne.

    ResponderExcluir
  9. Idéia ótima!! Vou experimntar.
    O seu laboratório tem funcionado muito - sempre tem experiência novas.
    Abçs,
    Ana

    ResponderExcluir
  10. OI TATÁ,
    Pois é artesanato é assim experiencia e quando descobrimos coisas novas é o maximo,parabens pela experiencia bem sussedida e pelas pinturas que ficaram muito lindas.
    BOM FIM DE SEMANA.
    BEIJOS!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Olá!!! Vim agradecer e retribuir sua visita ao meu blog! Obrigada pelo carinho!!! Venha sempre, será um prazer receber você!!!
    Seu blog tem coisas lindas, parabéns!!!
    Também vou adicionar você, para vir sempre aqui!!!
    Grande beijo!!!!

    ResponderExcluir
  12. Adorei seu blog, e lindo fiquie encantanda, aproveitei bastante.
    Eu tbm gosto muito de artesanato, faço pintura em tecido, croche , trançado de fita agora to tendo gosto pela customização ah tbm faço sandálias bordadas
    PARABÉNS SEU BLOG, eu ainda não mais pretendo fazer um pra mim
    Um beijo fica com continue sendo essa pessoas linda

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde,td bem?
    bem, tantas novidades,...
    adorei tudo,parabens.
    fika bem,jinhos***

    ResponderExcluir
  14. Olá Táta!!

    Muito obrigada pelos votos de felicidades e por todo o seu carinho :)
    COmprei as canetinhas para a técnica do pingado. COmo consegui sobreviver sem elas?!!!
    Facilitou muitooooooooooo o meu trabalho e tbm me poupou dores de cabeça (às vezes quando bordava a noite sempre esquecia alguma parte do desenho)...
    Beijos e uma ótimo final de semana!!

    ResponderExcluir
  15. Olá.
    Chamo-me Magda e sou de Portugal.
    Estou a escrever só para lhe dar os parabéns!
    Faz um trabalho espectacular e isso deve ser louvado.
    Obrigada pelas dicas que dá e por partilhar tudo o que sabe sobre trabalhos manuais, porque nem todos são tão generosos ao ponto de querem partilhar o que sabem com os outros, eu já vou aproveitar as ideias este Natal.
    Mais uma vez muitos parabéns.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá Tatá, é muito bom saber q existe pesssoas c/ você, inteligentes curiosa e criativa pois amamos a criatividade e q bom como vc compartilha c/ outros, Parabéns adorei seus trabalhos, continue c/ novas experiências viu!!Beijos...

    ResponderExcluir
  17. Oi Catia, como vai? Estou sempre visitando seu cantinho, ADORO!
    Todas as dicas que voce da são ótimas, seus trabalhos, maravilhosos, parabens
    Catia, passe la no meu cantinho, tem um presentinho la para voce com muito carinho.
    BEIJOS
    MIRIAM REGINA

    ResponderExcluir
  18. Olá, Cátia.
    Acho que vale a pena testar...
    Bom final de semana.
    bjosss

    ResponderExcluir
  19. Oi Cátia tô passando pra desejar um ótimo final de semana e agradecer o carinho deixado por você em meu blog. Obrigada amiga.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  20. Táta seu trabalho é maravilhoso! Estou encantada e morrendo de vontade de fazer, pelo menos aparentemente é fácil...hahahaha

    Gostaria de saber de vc quais os materiais que preciso comprar pra começar...

    Se puder, mande pra meu email: reginaeflavio@gmail.com

    Um beijão!

    ResponderExcluir
  21. Que honra ser inspiração pra vc !!! rs
    Fique a vontade ... vc é uma espécie de madrinha nas artes pra mim !!!

    Beijosssssssss e Bom FDS

    ResponderExcluir
  22. Amiga tatá não precisa usar o primer para metais antes?amei a idei é uma super economia,só mesmo vc para nos dar uma dica tão legal!!!bjs vc mora no meu coração!!!

    ResponderExcluir
  23. Catia - Se vc usar o pigmento xadrês, além de economizar em compra de vidrinho de tinta consegue fazer a cor que vc quiser. Desde as mais intensas (preto, vermelho, etc) até as mais clarinhas. Com um pouco de prática, a gente já sabe por antencedência mais ou menos quanto de pigmento adicionar para chegar no tom que queremos.
    Vale lembrar, que não se pode usar muito pigmento, pois, todas as resinas, esmaltes, etc, têm uma tolerância máxima(em torno de 3%. Então tem que ir colocando bem devagar, pois, se passar da conta a tinta fica com 'bronzeamento' que um efeito muito feio onde a cor não fica definida além de ficar toda manchada com irizados.
    Parabéns, pelas suas pesquisas. Precisamos mais de pessoas com essa disposição!
    Abração!
    Lu Heringer.

    ResponderExcluir
  24. OI TD BEM...
    PARABÉNS PELO SEU TRABALHO E POR DIVIDIR SEU CONHECIMENTO COM QUEM TAH COMEÇANDO.TO COMEÇANDO E GOSTARIA DA SUA AJUDA DESDE JÁ AGRADEÇO!
    GOSTARIA DE SABER SE DA PRA FAZER ALGUMA COLAGEM DEPOIS DE USAR ESSA TINTA?
    EMAIL-lluccavalcante@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Amiga Táta..., vc é maravilhosa e eu ando aprendendo muito com seu blog e vendo suas fotos... vc está de parabéns, vou comprar a tinta esmalte e fazer tb....

    Outra coisa as minhas toalhinhas com decoupage estão indo a todo vapor..., estou montando uns kits para serem vendidos para o dia das mães.... toalhinha decoupada e sabonete tb...
    Obrigada minha amiga por dividir seu conhecimento..... e com certeza o Senhor Jesus irá muiltiplicar cada vez mais....
    Bjs!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  26. OLÁ TATÁ,

    Parabéns os seus trabalhos são MA-RA-VI-LHO-SOS !!!!!!!!
    Adorei as dicas q vc tem dado para nós,sou uma principiante nesta aréa eestava precisando de dicas p economizar,e vc iluminou minha vida c essas dicas,vou fazer algumas experiências aqui tbm,e sei q com a ajuda de vcs (vc e as amigas )irei obter ótimos resultados tbm !!!
    ñ tenho blog ,mas faço parte da sua comu,me visita no meu perfil
    **@ADRIANA@**(orkut)tenho alguns simples trabalhos lá,veja e de a sua opinião de profissa,quem sabe eu possa melhorar.
    BJKAS E MAIS UMA VEZ PARABÉNS PELOS SEUS TRABALHOS!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  27. Oi Cátia, tudo bem, eu tenho duas perguntas mas não vale rir heim...eu pintei a latinha com tinta esmalte mas não foi a base de agua, a latinha ficou brilhosa lisinha uma graça, e depois apliquei uma decoupagen e passei verniz acrilico brilhante para proteger a decoupagen nossa no outro dia estava esfarelando todo o verniz o que eu fiz de errado não passo verniz depois da decoupagen quando pinto com esmalte?
    Beijinhos pra vc!

    ResponderExcluir
  28. Olá, Tatá.
    Menina, vc é 10. Muito boa em tudo que faz. E, diga-se de passagem, são coisas maravilhosas. Vc é uma criatura iluminada, pois só quem tem muita luz compartilha com os outros seu conhecimento, sua sabedoria. Continue assim. Bjos no teu coração.

    ResponderExcluir
  29. VC É DEMAIS, SUAS EXPE. DAÃO CERTO E AIDA DA P/ ECONOMISAR, MUITO. SEM FALAR QUE TUDO Q VC FAZ FICA MARAVILHOSO.BJOS

    ResponderExcluir
  30. Parabéns Cátia.........
    Pessoas como vc é raridade,são poucas as pessoas que compartilham o que aprendem com os outros,admiro muito vc e estou sempre visitando sua comunidade a qual me orgulho muito de fazer parte dela......
    Essa de usar esmalte a base de água nas latinhas foi maravilhoso,ainda não começei a trabalhar com latinhas estou só com mdf,mas estou cada vez mais apaixonada pelas latinhas e agora ainda mais......muito bom............
    meu email é:simonefmjuc@gmail.com

    ResponderExcluir
  31. Passando por o seu blogue achei fantástico muito bom com muitas explicações enfim tudo.
    fiquei sendo sua seguidora me visite eu agradeço sua opinião sobre os meus trabalhos.
    Beijinhos.
    Cecilia

    ResponderExcluir
  32. Olá novamente esqueci de dizer que estou deixando comentário de Portugal Setúbal a 50 km da capital Lisboa.
    Aqui são 8,19 da manhã por isso Bom-Dia Tenha um óptimo Domingo .
    bjks.
    Cecilia

    ResponderExcluir
  33. Olá Querida...
    Só tenho a agradecer por todas as dicas que você sempre posta nesse Blog. Tudo que sei hoje aprendi com você. Estou gravida e já usando suas dicas e tecnicas pra fazer coisas lindas pra minha Filha.
    Tenho uma Duvida, se puder me ajudar...
    Vou pintar uma cesta pra minha filha e quero usar essa tinta esmalte... Quero saber se antes de passar essa tinta é preciso passar a base acrilica. E tambem saber se ao invez de usar a tinta PVA para colorir eu posso usar a Tinta acrilica da Corfix.

    Parabens Pelo sucesso.

    Bjuss

    Ciça.

    ceciliaalvesrj@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  34. Oi...Eu fico rindo aqui com vc !! Eu passei por isso e concluí que sai mais barato comprar a tinta pva branca e aqueles líquidos xadrez ! Com eles vc faz a cor que quiser !! Experimente !
    Delicia seu blog !! Beijocas...Lua

    ResponderExcluir
  35. Oi Cátia!
    Estou querendo a começar a trabalhar com artesanato e seu blog está me enchendo de esperanças de que vou conseguir!
    Lendo a explicação acima, fiquei com uma dúvida:
    com a tinta esmalte sintético posso pintar tb caixinhas de mdf? Não preciso passar nada antes?
    Meu e-mail para resposta: lilianabia@yahoo.com.br
    Desde já, obrigada!
    Liliana

    ResponderExcluir
  36. Adorei a dica
    Obrigada
    Bjus

    ResponderExcluir
  37. Tatá, a sua dica da mistura PVA com a esmalte à base de água foi fantástica. Obrigada !!!

    ResponderExcluir
  38. Fernanda 14/09/2013

    Obrigado por compartilhar conosco suas experiências! São muito valiosas para quem está começando!

    ResponderExcluir
  39. Fernanda 14/09/2013

    Obrigado por compartilhar conosco suas experiências! São muito valiosas para quem está começando!

    ResponderExcluir
  40. Oi Cátia, tudo bem? Adorei o seu modo de ensinar, e gostaria de saber se a tinta acrílica à base de água pode ser usada como primer? E a tinta látex também? Sei que tenho q passar no mínimo 2 demãos. Bjs. (tua xará com K) Kátia.

    ResponderExcluir
  41. Só mais uma dúvida com essa tinta esmalte sintético pode colocar adesivo ou qualquer outro tipo de rótulo ex: guardanapo e depois passar o verniz? katiaregina1959@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  42. Altruísmo é tudo e que pouco se vê hoje em dia. Obrigada pelas dicas. Gostaria de ver as latinhas prontas. É possível? Deus a abençoe. Abrs.

    ResponderExcluir
  43. Altruísmo é tudo e que pouco se vê hoje em dia. Obrigada pelas dicas. Gostaria de ver as latinhas prontas. É possível? Deus a abençoe. Abrs.

    ResponderExcluir
  44. Essa base posso pintar cabaça dá certo como fundo branco

    ResponderExcluir
  45. Ola boa tarde, otima dica PARABÉNS, gostaria de sabe se esta sua dica pode ser usada em vidro? obrigado.

    ResponderExcluir
  46. Eu quero aproveitar esta oportunidade. Tenho que agradecer muito ao Dr. Wealthy por ter recuperado meu ex-marido. Depois de 7 anos de casamento, meu marido me deixou por outra mulher. Fiz tudo o que pude para recuperá-lo, mas tudo o que fiz foi em vão. Fiquei triste, mas não perdi a esperança de tê-lo de volta porque tinha fé em Deus. Então eu pesquiso on-line sobre como recuperar meu marido, e me deparei com um post do Dr. Wealthy sobre como ele ajudou uma dama a recuperar seu ex, eu o contatei e contei a dor que estava passando, ele me contou o que fazer e eu fiz isso, então ele lançou um feitiço de amor para mim 48 horas depois meu marido me ligou e me disse que ele sente muito pelo que fez e que ele sente muito a minha falta, mais tarde ele voltou para casa e implorou por meu perdão, desde então nosso amor ficou mais forte. Para as coisas maravilhosas que o Dr. Wealthy fez por mim, seria injusto para mim não deixar o mundo inteiro saber que um feiticeiro tão poderoso vive. Se você quiser receber de volta seu e-mail ex rápido Dr. Wealthy em wealthylovespell@gmail.com ou adicioná-lo no WhatsApp +2348105150446

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e pelo comentário. Sinta-se em casa. bjokas, Cátia Cecília